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Como abrir uma fintech? Passo a passo para criar a sua

Tenha acesso a um guia completo que detalha cada etapa para criar a sua fintech.

15 de maio de 2025

Por Idez Digital

O mercado financeiro tem passado por uma revolução nos últimos anos com o crescimento das fintechs e consumidores cada vez mais exigentes. Hoje, empresas de diversos setores enxergam na integração de soluções financeiras uma maneira estratégica de escalar, diversificar receitas e aumentar a fidelização de clientes. 

 Se você está buscando transformar sua operação com soluções financeiras próprias, então chegou ao lugar certo. Elaboramos este artigo para ser um verdadeiro guia completo que detalha cada etapa para criar a sua fintech.

Abordaremos o assunto através dos tópicos abaixo:

Como funciona uma Fintech?

  • Vantagens de investir em uma fintech

  • Regulamentações do Banco Central para criar uma Fintech

  • Passo a passo para criar uma fintech

  • Conclusão

  • Fale com especialistas da iDez e transforme sua empresa em uma Fintech 

Continue a leitura e fique por dentro do assunto.


Como funciona uma fintech?

Uma fintech é uma empresa que oferece soluções financeiras utilizando tecnologia e regulação necessária como base operacional. Ao contrário dos bancos tradicionais, não depende de agências físicas e opera por meio de integrações digitais, com foco em agilidade, personalização e eficiência.

Alguns dos principais serviços oferecidos incluem:

  • Contas digitais;

  • Emissão de cartões de crédito pré-pago;

  • Pagamentos e transferências;

  • Contas Carteira e gestão de usuários;

  • Investimentos e outros produtos financeiros, como cestas bancárias.

De forma geral, uma fintech se diferencia das operações tradicionais, substituindo-as por uma infraestrutura tecnológica de ponta, como APIs. Isso tudo proporciona uma experiência completa e tecnológica aos usuários.


Vantagens de investir em uma fintech

Abrir uma fintech pode trazer diversos benefícios, tanto para empresas quanto para seus clientes. Algumas das principais vantagens incluem:


Redução de custos operacionais

Sem a necessidade de agências físicas, as fintechs podem economizar em custos operacionais, como infraestrutura e equipe presencial. Isso permite tarifas mais baixas, maior acessibilidade aos clientes e facilita o monitoramento do negócio, quando comparado aos bancos tradicionais.

Além disso, tarefas como gestão de documentos e o próprio atendimento ao cliente são totalmente automatizadas com o ambiente digital.


Escalabilidade e expansão rápida

Outro grande benefício de uma fintech é a possibilidade de crescimento rápido sem a limitação do espaço físico. Com uma base tecnológica robusta, é possível expandir serviços para novos mercados sem grandes investimentos adicionais.

Essa flexibilidade é extremamente positiva não só para o relacionamento com o cliente, como também nas possibilidades da instituição ampliar seu portfólio de serviços e novas linhas de receita.


Maior acessibilidade e inclusão financeira

Ao operar online, uma fintech pode chegar em clientes que não possuem acesso a bancos tradicionais. Isso promove maior inclusão financeira para diferentes perfis de usuários, posicionando a empresa como inovadora, próxima e relevante.

Além disso, o modelo de negócio também possibilita ampliar suas linhas de receita.


Experiência do usuário aprimorada

Processos automatizados, atendimento ágil e intuitivo tornam a experiência do cliente muito mais fluida e eficiente, reduzindo burocracias e tempo de espera.


Diversificação de fontes de receita

Além das tarifas tradicionais, as fintechs também podem lucrar por meio de parcerias, serviços premium, marketplace financeiro e integração com soluções Bank as a Service (BaaS).

Essa tendência refere-se à disponibilização de serviços financeiros para outras empresas, geralmente startups de tecnologia. Aqui, os negócios podem se integrar a uma plataforma bancária para oferecer serviços financeiros diretamente aos seus clientes.

Com a estrutura da iDez, por exemplo, é possível ativar diversas alavancas de receita, como:

  • Float Bancário: até 80% do CDI sobre saldos parados;

  • Interchange: receita por transações com cartão;

  • Tarifas e cestas bancárias personalizadas;

  • Crédito com funding próprio, sob controle da empresa;

  • Marketplace de produtos financeiros e serviços extras.

Leia mais em: BaaS X Embedded Finance

Adaptação às novas demandas do mercado

Por fim, com a digitalização dos serviços financeiros, empresas que investem em fintechs acompanham tendências tecnológicas e se mantêm competitivas em um cenário de inovação constante.

Regulamentações do Banco Central para criar uma fintech

A Resolução nº 2.607/1999 do Banco Central do Brasil determina todos os requisitos para a abertura e operação de uma fintech no país. Seguindo essas especificidades, é possível operar com segurança e de forma legal.

Além disso, há também as Resoluções como as 4.656 e 4.657/2018 do Conselho Monetário Nacional (CMN) do Banco Central, que permitem a atuação das fintechs como instituições financeiras. 

Outra diretriz para todos os tipos de bancos, fintechs ou não, é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ela estabelece princípios de proteção, privacidade, transparência e tratamento adequado aos seus clientes.


Quais são os requisitos para abrir uma fintech?

Com tantas regulamentações, você pode estar se perguntando: quais são os requisitos que preciso cumprir para abrir uma fintech no Brasil?

De forma resumida, os principais são:

  • Autorização do Banco Central, seguindo a resolução acima;

  • Plano de negócios sólido, como modelo de monetização e viabilidade econômica-financeira.

Outro ponto importante é a infraestrutura tecnológica. Para isso, é fundamental contar com a parceria de uma plataforma robusta, que inclua segurança de dados e integração via APIs. 

Contudo, para quem deseja evitar o processo de licenciamento, uma alternativa segura e eficiente é operar via plataforma Bank as a Service, como a iDez, que oferece a estrutura regulatória completa já aprovada.


Passo a passo para criar uma Fintech 

Defina o modelo de negócio 

Antes mesmo de iniciar a criação da sua fintech, você precisa decidir como ela vai operar. Algumas das opções incluem a oferta de conta digital, crédito, pagamentos e carteiras digitais, entre outras.

De forma geral, é importante definir questões como:

  • Qual público você deseja atender: B2C, B2B ou nichos específicos?

  • Sua empresa pode se beneficiar do Embedded Finance para agregar valor ao seu produto?

  • Quais serviços financeiros serão oferecidos? 


Escolha uma infraestrutura tecnológica

Como citamos anteriormente, uma fintech não funciona sem uma plataforma segura e eficiente.  Nesse sentido, algumas das principais tecnologias envolvidas nesse processo incluem:

  • Integração via API, para integrar serviços financeiros de terceiros;

  • Criptografia e segurança de dados, para garantir proteção contra fraudes e ataques cibernéticos;

  • Automação, para oferecer atendimento personalizado e análise de crédito mais ágil;

  • Experiência do usuário, com investimento na interface intuitiva, aplicativo e suporte digital eficiente.

Leia também: A evolução da inteligência artificial no mercado financeiro


Defina estratégias de monetização

Definir as estratégias de monetização é crucial para a sustentabilidade do negócio. De forma geral, uma fintech pode gerar receita de diversas formas.


Desenvolva a experiência do usuário para crescer no mercado

É importante entender que ter uma fintech não é apenas sobre oferecer serviços financeiros, mas também proporcionar uma experiência fluida e intuitiva.

Para isso, invista em aplicativo mobile de fácil uso, atendimento eficiente ao cliente, campanhas de marketing digital para aquisição de clientes e benefícios exclusivos para incentivar a adesão.


Teste, ajuste e lance a sua fintech

Antes de lançar oficialmente, é fundamental testar a plataforma, garantindo que todas as funcionalidades estejam operando corretamente. 

  • Realize teste de usabilidade e experiência do usuário;

  • Faça simulações de segurança e proteção contra fraudes;

  • Se necessário, faça ajustes baseados no feedback de um grupo inicial de clientes.

Após esses ajustes necessários, sua fintech estará pronta para ser lançada no mercado.

Conclusão

Agora que você já compreende como criar uma fintech, é hora de avaliar com seriedade as oportunidades que esse modelo pode gerar para o seu negócio.  Com o crescimento do setor financeiro digital, a integração de soluções financeiras não é mais uma tendência — é uma realidade estratégica para empresas que desejam inovar, fidelizar e monetizar.

No entanto, abrir uma fintech do zero exige conhecimento regulatório, infraestrutura tecnológica robusta e alinhamento com as exigências do mercado financeiro. É justamente nesse ponto que a parceria com a iDez se destaca.


Fale com especialistas da iDez e transforme sua empresa em uma fintech

Criar uma fintech  pode ser desafiador, mas com a iDez, empresas de diferentes segmentos podem oferecer serviços financeiros como conta digital, cartão de crédito pré-pago com sua marca e muito mais

A iDez oferece uma plataforma completa de Banking as a Service que acelera a jornada fintech da sua empresa ao fornecer:

  • Toda a infraestrutura tecnológica via APIs;

  • Conformidade com as normas regulatórias (LGPD, Bacen, KYC, AML);

  • Modelos de monetização testados e escaláveis;

  • Cartões, conta digital, subcontas, crédito, cestas bancárias e mais;

  • Suporte técnico e estratégico em todas as etapas do projeto.

Ou seja: com a iDez, você não precisa construir nada do zero. Já existe uma base sólida, segura e validada no mercado — pronta para ser plugada ao seu negócio com a sua marca, de forma personalizada, escalável e lucrativa.

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A Idez

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